sexta-feira, 31 de maio de 2013

Le Marché - Restaurant traditionnel (Paris)

Le Marché é, como a maioria restaurantes sobre os quais falarei nos próximos posts, o típico bistrô parisiense: pequeno, apertado, charmoso e delicioso. 




Assim que iniciamos nossa jornada, nossa preocupação foi comer bem sem estourar o orçamento. Isso é muito possível. Todos os restaurantes que fomos oferecem uma fórmula , vezes fixa outras maleável, de entrada, prato principal ou prato principal e sobremesa que custa de 13 a 19 euros. Super razoável. 

Quanto à bebida, outra ótima notícia. Os bistrôs de Paris servem vinho da casa em garrafinhas que vão de 125 ml a 0,5 l. São todos ótimos. Para acompanhar, sempre pedimos uma "carafe d'eau", que nada mais é que água potável não mineral totalmente de graça.



Com uma decoração super charmosa, a casa tem ambiente interno e uma varanda.





Nesse dia, não pedimos entrada, mas sim pratos e sobremesa. 

Eu comi esse peixe delicioso. Totalmente diferente de tudo que já havia provado. 



A Love escolheu steak haché com fritas (foto acima). Aqui cabe uma observação. Aquele papo de que carne bem passada fica dura e ressecada é conversa de quem não sabe fazer. 

De sobremesa, esse delicioso Cheesecake au coulis de fruits rouges. 



Não se perca:


Restaurant Le Marché
2 Place du Marché Sainte-Catherine
75004 Paris

MÉTRO

  • Ligne 1: Saint-Paul (Le Marais)

HORAIRES D'OUVERTURE

Tous les jours de 11h30 à 23h30.

É isso.

Fotos: Eu, Love e divulgação.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Gastronomia francesa ...


Explico do título da postagem. Eu e Love fomos comemorar nossos 5 anos de casamento numa viagem memorável, quando visitamos a França e a Inglaterra.

A partir de agora, passo a dividir com vocês minhas experiências nos diversos bistrôs de Paris que frequentei nesta oportunidade. 

De início, digo que aprendi a dar um valor relativo às dicas. Isso mesmo, dicas tem valor apenas até a página dois. 

Nestes lindos dias, optamos por fugir dos pontos muito turísticos da Cidade Luz. Claro que uma passada no Louvre e na Torre é sempre obrigatória. Mas isso não era o que queríamos. 

Assim, pude ir, ver, beber e comer a verdadeira gastronomia francesa ... Inesquecível! Para tanto, foi de enorme utilidade o livro "Bistrôs Paris", de Alex Herzog. 

Nem todos os lugares que fomos foram "pescados" no livro. 

Por isso, dou a melhor dica sobre comer bem em Paris: NÃO APENAS SIGA DICAS. Descubra. Foi isso que fizemos, gastando, diga-se, não mais que 35 Euros por pessoa. Na média, nossas contas ficavam em torno de 60 Euros na soma total. E isso sempre bebendo vinho, sem abrir mão de entradas e sobremesas.

Por fim digo que, se você tiver a sorte de ir a Paris, não dispense a ajuda do blog Conexão Paris, onde você encontra indicações diversas sobre como se hospedar, comer, beber, comprar e se locomover na Capital Francesa.

Bon appetit...

De cara nova ...

Quando comecei a escrever aqui, queria, apenas, falar sobre os lugares que frequento e, assim, poder dar uma visão leiga, nada técnica sobre bares e restaurantes de BH ... Mas a coisa foi muito mais longe. 

Fiquei muitíssimo honrado com o convite de Veja BH Comer & Beber para participar da escolhas dos melhores na categoria comidinha. 




E para celebrar essa nova fase, uma nova cara. 

Espero que gostem.