Como prometido, falemos hoje de nossa jornada ao vizinho Paraguai para pequenas compras no Shopping China.
Muito bem, Eu acho que se você for a Campo Grande ou mesmo Bonito não deve deixar de ir a Ponta Porã, cidade limítrofe à paraguaia Pedro Juan Caballero. A estrada que sai da Capital à fronteira é muito boa, plena e reta, o que o conduzirá, depois de 330 km, tranquilamente ao seu destino.
Escolha a estrada nova que passa por Sidrolândia. É mais curta e vazia. Indo por Dourados, você vai enfrentar um pesado tráfico de caminhões.
O movimento dos sem terra é presença recorrente ao longo da estrada.
Fique atento e você vai poder observar, na paisagem plana, algumas espécies bem típicas do local, tais como tuiuius e tucanos.
Ir, comprar e voltar no mesmo dia é cansativo, mas dá pra fazer (lembra disso?) Se você não quiser acordar muito cedo, o ideal é ir para pernoitar. Os hoteis e pousadas não são luxuosos, mas servem bem ao propósito.
Já ficamos no Hotel Pousada do Bosque, um hotel que viveu seus tempos de glória nos anos oitenta e hoje enfrenta uma severa decadência, apesar de ser grande, dispor de piscina, sala de jogos, etc.
Se quiser comer algo à noite, espere coisas bem simples, ou mesmo fique no hotel. Se sair, é bom que fique no lado brasileiro, já que Pedro Juan pode ser um lugar árido e sobre o qual não sabemos muito.
Para comprar, a primeira dica (e mais importante, penso) é limitar-se ao Shopping China, uma enormidade de lugar onde você encontra tudo que precisa. Não aconselho comprar no centro da cidade, a não ser que você conheça muito bem o ambiente.
Lá dentro, de brinquedos a bebidas, passando por roupas, malas, material de ginástica, eletrônicos, brinquedos, jogos, utensílios para o lar... etc...... Mas atenção: nem tudo vale a pena!
Roupas e alguns cosméticos não são vantajosos. Bebidas, eletrônicos, jogos, relógios e alguns materiais são, pra mim, o ponto alto da casa.
É grande!
Olha a gente lá em dezembro de 2005.
Alguns bons negócios: A Absolut, por exemplo, custou $7,10 (sete dólares e dez cents). No Brasil, R$ 70,00.
A praça de alimentação é ótima. Tome o capuccino, simplesmente o melhor que já bebi. Olha, tem de tudo.
Ei-lo:
Dicas importantes:
1. Não compre artigos muito caros, pois, em caso de defeito, não valerá a pena o esforço. Evite bens duráveis e aproveite os de consumo.
2. Se for pagar com cartão, tenha em mãos o telefone da administradora, porque, provavelmente, você terá que confirmar a compra.
3. Depois de comprar, não se esqueça de comparecer ao posto da Receita Federal e submeter as notas ao crivo do fisco, para evitar constrangimentos (sempre bom).
É isso aí.
Cenas dos próximos capítulos:
Fotos: reprodução e eu.