segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PONTA PORÃ E PEDRO JUAN CABALLERO: COMPRAS NO SHOPPING CHINA

Como prometido, falemos hoje de nossa jornada ao vizinho Paraguai para pequenas compras no Shopping China.

Muito bem, Eu acho que se você for a Campo Grande ou mesmo Bonito não deve deixar de ir a Ponta Porã, cidade limítrofe à paraguaia Pedro Juan Caballero. A estrada que sai da Capital à fronteira é muito boa, plena e reta, o que o conduzirá, depois de 330 km, tranquilamente ao seu destino.

Escolha a estrada nova que passa por Sidrolândia. É mais curta e vazia. Indo por Dourados, você vai enfrentar um pesado tráfico de caminhões. 

O movimento dos sem terra é presença recorrente ao longo da estrada.

Fique atento e você vai poder observar, na paisagem plana, algumas espécies bem típicas do local, tais como tuiuius e tucanos.

Ir, comprar e voltar no mesmo dia é cansativo, mas dá pra fazer (lembra disso?) Se você não quiser acordar muito cedo, o ideal é ir para pernoitar. Os hoteis e pousadas não são luxuosos, mas servem bem ao propósito.

Já ficamos no Hotel Pousada do Bosque, um hotel que viveu seus tempos de glória nos anos oitenta e hoje enfrenta uma severa decadência, apesar de ser grande, dispor de piscina, sala de jogos, etc.

Se quiser comer algo à noite, espere coisas bem simples, ou mesmo fique no hotel. Se sair, é bom que fique no lado brasileiro, já que Pedro Juan pode ser um lugar árido e sobre o qual não sabemos muito.

Para comprar, a primeira dica (e mais importante, penso) é limitar-se ao Shopping China, uma enormidade de lugar onde você encontra tudo que precisa. Não aconselho comprar no centro da cidade, a não ser que você conheça muito bem o ambiente.


Lá dentro, de brinquedos a bebidas, passando por roupas, malas, material de ginástica, eletrônicos, brinquedos, jogos, utensílios para o lar... etc...... Mas atenção: nem tudo vale a pena!

Roupas e alguns cosméticos não são vantajosos. Bebidas, eletrônicos, jogos, relógios e alguns materiais são, pra mim, o ponto alto da casa.

É grande!

Olha a gente lá em dezembro de 2005.

Alguns bons negócios: A Absolut, por exemplo, custou $7,10 (sete dólares e dez cents). No Brasil, R$ 70,00.


A praça de alimentação é ótima. Tome o capuccino, simplesmente o melhor que já bebi. Olha, tem de tudo.

Ei-lo:

Dicas importantes:

1. Não compre artigos muito caros, pois, em caso de defeito, não valerá a pena o esforço. Evite bens duráveis e aproveite os de consumo.
2. Se for pagar com cartão, tenha em mãos o telefone da administradora, porque, provavelmente, você terá que confirmar a compra.
3. Depois de comprar, não se esqueça de comparecer ao posto da Receita Federal e submeter as notas ao crivo do fisco, para evitar constrangimentos (sempre bom). 

É isso aí.

Cenas dos próximos capítulos:


Fotos: reprodução e eu.

15 comentários:

  1. Absolut por sete dinheiros do tio sam? Me leva, Brasil!! hahahahaha

    E a fotcheenha de 2005??

    ResponderExcluir
  2. to querendo ir dia 26/07/11 pois nunca fui e tenho muita curiosidade, pretendo comprar por exemplo um notebook (vale a pena?) no shoppin china tem? qual loja é confiavel....e a receita federal é la mesmo.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  3. vc pegou fiscalizaçao dps que saiu de pedro juan caballero???????

    ResponderExcluir
  4. nunca fui ao paraguai mas depois dessa orientaçoes é como se eu estivese ido, vc é um otimo guia valeu as dicas.

    ResponderExcluir
  5. estive lá na quarta feira passada é foi ótimo, pois não tinha fiscalização e estava bem tranquilo.

    ResponderExcluir
  6. Alguém sabe se vende aquelas caixas da net que libera os canais no shoping da china???? net line, AZbox....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tem os Net Line mas não ta valendo muito apena buscar por conta da fiscalização

      Excluir
  7. vende roupas tambem, de que marcas?

    ResponderExcluir
  8. pô....{ tráfico de caminhoes.}..???

    ResponderExcluir
  9. Lá é tudo de bom. Vou voltar dia 01/10/2012.

    ResponderExcluir
  10. Me vas a disculpar pero pedro juan es una estupenda ciudad donde hay muchisimos lugares para almorzar y la gente es super hospitalaria. y pueden recorrer el centro de la ciudad , asi conocen nuevas culturas.que pena que usted piense tan pequenho. hay que tener cultura y una de las formas es conocer nuevos lugares!!! ahhh por cierto no soy paraguaya.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Lamentable la mayoria de los comentarios. Tanto Ponta Pora como Pedro Juan ofrecen hoteles lujosos y amplia variedad de gastronomia. En el lado paraguayo el lujo esta a disposicion con casinos, pub, bares y restaurantes de alto target. Pedro Juan no empieza ni termina en el shopping China.. un saludo y esperamos que se sientan en casa en la ciudad. Saludos

    ResponderExcluir
  13. usted conoscem una loja de nombre aquishop? es confiable? gracias!!

    ResponderExcluir
  14. É, mudou muita coisa... Já existem hotéis bacanas como o: Amambay(é o mais caro, mas é o melhor, e não esqueça de dar um oi pro Seu Gumercindo) e o Porã. E não se preocupe á noite, Pedro Juan é uma das cidades mais pacificas que eu já conheci, já que cada estabelecimento possui um guarda armado (em cada esquina). Então é bem dificil algo acontecer. Frequento o PY há 10 anos e sem dúvida, é um dos melhores lugares.

    ResponderExcluir